terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ensina- me


Jó 42.1-4
" Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.
Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. "

Jó foi um homem sábio, pois de início observamos que temia ao Senhor e, conforme Pv 1.7 “o temor do Senhor é o Princípio da ciência: os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”.

Quando seus filhos faziam festas Jó oferecia holocaustos para que, se porventura tivessem agido de forma a desagradar a Deus, o Senhor os perdoasse. E sabemos que até Deus deu testemunho da fidelidade de seu servo.

Porém, diante dos tristes acontecimentos de sua vida (perda de seus bens, seus filhos e sua saúde), Jó não compreendia como pôde ter sido atingido por tantas angústias, tendo ele um coração sincero e uma vida reta diante de Deus.

Seus amigos também não entenderam e, na melhor das intenções, tentaram persuadir a Jó para que confessasse seu pecado, pois não era compreensível que alguém sem culpa passasse por toda aquela tribulação. Porém, nesse intento desagradaram a Deus com suas palavras.

Às vezes é necessário que ninguém tenha uma resposta rápida e plausível para que busquemos na verdadeira fonte as respostas que precisamos ouvir em nossas vidas.

Às vezes é necessário que as vozes estranhas silenciem, e na olaria do Mestre,  nossos ouvidos estejam aguçados o suficiente para ouvir Suas palavras...

Diante da glória e da magnitude de Deus Jó reconheceu que tinha muito que aprender e deu um passo decisivo: “eu te perguntarei e Tu me ensinarás...”

Será que temos parado por um momento para pedir ao Senhor: “Ensina-me...” ? Nós dizemos: "Senhor, isto é difícil..." mas precisamos começar a pedir: “Senhor, ensina-me!”

Mas isso exige que realmente desejemos aprender... Hoje, nas escolas seculares nós vemos, muitas vezes, bons mestres, porém alunos desinteressados...

Espiritualmente, o Senhor Jesus é o Bom Mestre, e em  seus ensinamentos Ele diz que aquele que ouve sua palavra e não a cumpre é semelhante ao homem que construiu sua casa na areia e veio a tempestade e a derrubou por estar sem alicerce... Porém, aquele que ouve e cumpre é semelhante ao que construiu sua casa sobre a rocha, e esta resistiu aos ventos e tempestades...

Devemos ser alunos aplicados, ouvintes cumpridores e aí sim, cumprir-se-á a palavra do Senhor em nós...

Outro exemplo sobre a necessidade de não apenas aprender, mas viver os ensinamentos do Mestre pode ser visto na vida de Salomão: A Bíblia diz que este, ao nascer, foi chamado de Jedidias (Amado do Senhor), havia recebido promessas do Senhor de que se andasse diante do Deus com sinceridade de coração como Davi, seu pai, o Senhor o abençoaria.



Salomão começou bem, teve visão de que a Obra de Deus na vida dele era algo grandioso demais, pois o Senhor o chamara para reinar sobre o Povo de Deus, e por este motivo ele pediu SABEDORIA.

Salomão tinha a Lei escrita por Moisés, que dizia para que o povo de Deus não se casasse com povos incircuncisos; tinha conhecimento da vida dos Juízes e entre eles Sansão, que enganado por uma mulher perdera a presença de Deus em sua vida e tornara-se cego física e espiritualmente, tornando-se motivo de zombaria e escárnio dos Filisteus.

O inimigo pagou para que Dalila enganasse a Sansão e hoje o inimigo das nossas almas arma laços e oferece pratos que parecem inofensivos, mas quando consegue que o servo de Deus perca a presença do Espírito Santo em sua vida, escarnece e zomba... O amigo cheio de conselhos ruins é o mesmo que ”joga na cara” o seu erro e faz questão de mostrar pra todo mundo o seu pecado...

Salomão ignorou os conselhos da palavra de Deus, casou com mulheres estranhas que corromperam seu coração, persuadindo- o a levantar altares a outros deuses, altares esses diante dos quais o próprio Salomão acabou se prostrando.

Ninguém se julgue forte a ponto de ser imune ao pecado, pois a Bíblia diz para que fujamos da aparência do mal e Deus não alerta sem causa, seus ensinamentos e mandamentos não são sem motivo, mas como um pai que aconselha o filho a quem ama para que tenha uma vida próspera e de paz.

Enfim, vivamos na presença do Mestre Amado prontos a aprender (e principalmente a viver) seus maravilhosos ensinamentos, pois com certeza Ele tem o melhor para seus amados filhos.


Medite nisto e fique na paz!!



Elisângela Ferreira

Primeiro Post


Olá!

Este é meu primeiro blog e nele quero compartilhar daquilo que o Senhor tem colocado em meu coração. Há tempos tenho sentido este desejo em meu coração, mas acabei por adiá-lo durante um bom tempo, mas há alguns dias Deus usou o Pastor dizendo que muitos dos quais o Senhor havida chamado para o ministério da palavra estavam negligenciando isso, e que Deus trazia-lhes palavras ao seu coração e estas pessoas simplesmente guardavam para si. Senti- me como o servo que enterrou o talento...

Sei que em alguns momentos a correria (trabalho, Igreja e faculdade) pode me deixar meio sem tempo de passar por aqui, mas amo ao Senhor e à Sua Palavra e quero fazer o possível para este blog ser um lugar de se ficar “meditando na Palavra de Deus”...

Beijão a todos e Sejam Bem Vindos!!
Elisângela Ferreira